O Clube
Instituição de Utilidade Pública, por Despacho de 16 de Outubro de 1984
Medalha de Ouro de Mérito Municipal
Data da fundação: 18 de Maio de 1970
Sede Social: R. Tavares Bastos, 309 - Madalena 4405-792 V. N. de Gaia
Fins Estatutários: Desporto, Cultura e Recreio
Cores do Clube: Verde e Branco
O Clube Atlântico da Madalena nasceu em 1970, mercê de um trabalho de um grupo de jovens que se constituiram na Comissão Organizadora conseguindo congregar o apoio dos madalenenses para um projecto que visava, fundamentalmente, o desenvolvimento da prática desportiva, tendo no Voleibol, modalidade com fortes tradições na freguesia, a sua grande referência.
O Atlântico nasceu a 18 de Maio. Teve a sua primeira sede na Av. Gomes Júnior, 282, numa antiga oficina de vidraceiro que foi necessário adaptar. Iniciou a sua actividade desportiva logo em 1970, filiando-se nas modalidades de Voleibol, Ténis de Mesa, Pesca Desportiva e Actividades Subaquáticas.
Com a criação do Atlântico nasceu o sonho do Pavilhão, estrutura necessária para o desenvolvimento da actividade desportiva a que o Clube se propunha. E em 1975 o Dr. Albérico Ruber, sócio da fundação, doou um terreno para a sua construção. Este facto influenciou decisivamente a vida do Atlântico que, a partir desse momento e pelas formas mais diversas, nunca deixou de perseguir a concretização do grande objectivo: “ A Construção do Pavilhão”. Desde a candidatura ao PIDAC, até um protocolo assinado com o INDESP (mais tarde IND) e a Câmara Municipal de Gaia em 1995, tudo foi tentado para poder construir este equipamento. Desenvolveram-se e aprovaram-se dois projectos, o primeiro que foi apresentado à CCRN e inscrito no PIDAC e o segundo, que englobava uma sede social anexa, foi licenciado pela Câmara de Gaia, na sequência do protocolo referido.
Finalmente, mercê da vontade e determinação do Dr. Luís Filipe Menezes, o Município de Gaia iniciou a sua construção em Outubro de 2006, tendo sido inaugurado em 15 de Março de 2008.
{equipa}
{escalao}
{images}
{content}