EVENTOS

« Junho 2017 »
D S
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30

MODALIDADES

-->

 

O Clube

Instituição de Utilidade Pública, por Despacho de 16 de Outubro de 1984

Medalha de Ouro de Mérito Municipal

Data da fundação: 18 de Maio de 1970
Sede Social:
R. Tavares Bastos, 309 - Madalena 4405-792 V. N. de Gaia
Fins Estatutários: Desporto, Cultura e Recreio
Cores do Clube: Verde e Branco

O Clube Atlântico da Madalena nasceu em 1970, mercê de um trabalho de um grupo de jovens que se constituiram na Comissão Organizadora conseguindo congregar o apoio dos madalenenses para um projecto que visava, fundamentalmente, o desenvolvimento da prática desportiva, tendo no Voleibol, modalidade com fortes tradições na freguesia, a sua grande referência.

O Atlântico nasceu a 18 de Maio. Teve a sua primeira sede na Av. Gomes Júnior, 282, numa antiga oficina de vidraceiro que foi necessário adaptar. Iniciou a sua actividade desportiva logo em 1970, filiando-se nas modalidades de Voleibol, Ténis de Mesa, Pesca Desportiva e Actividades Subaquáticas.

Com a criação do Atlântico nasceu o sonho do Pavilhão, estrutura necessária para o desenvolvimento da actividade desportiva a que o Clube se propunha. E em 1975 o Dr. Albérico Ruber, sócio da fundação, doou um terreno para a sua construção. Este facto influenciou decisivamente a vida do Atlântico que, a partir desse momento e pelas formas mais diversas, nunca deixou de perseguir a concretização do grande objectivo: “ A Construção do Pavilhão”. Desde a candidatura ao PIDAC, até um protocolo assinado com o INDESP (mais tarde IND) e a Câmara Municipal de Gaia em 1995, tudo foi tentado para poder construir este equipamento. Desenvolveram-se e aprovaram-se dois projectos, o primeiro que foi apresentado à CCRN e inscrito no PIDAC e o segundo, que englobava uma sede social anexa, foi licenciado pela Câmara de Gaia, na sequência do protocolo referido.

Finalmente, mercê da vontade e determinação do Dr. Luís Filipe Menezes, o Município de Gaia iniciou a construção do Pavilhão Municipal Atlântico da Madalena em Outubro de 2006, tendo sido inaugurado em Março de 2008.

O Clube Atlântico da Madalena fez 40 anos em 2010 e, em quatro décadas, conseguiu cumprir  as principais metas a que aspirava desde a sua fundação em 18 de Maio de 1970. Tem secções activas em várias modalidades, do voleibol ao ténis de mesa e ao bilhar. As actividades subaquáticas são uma marca de prestígio que ultrapassa as barreiras do nosso concelho e vai até aos Açores e a sua galeria de troféus inclui triunfos em campeonatos nacionais de voleibol e de ténis de mesa, com largo contributo das classes mais jovens, e até um campeonato mundial da pesca desportiva.

Junto ao novo pavilhão o Clube dispõe dum excelente relvado, dotado de iluminação e campo de ténis nos quais se movimentam diariamente um elevado número de praticantes. Durante a época balnear realizam-se também diversos torneios de voleibol de praia, no recinto na Praia da Madalena. As parcerias do Clube Atlântico da Madalena com a a Empresa Municipal Gaianima têm estimulado especialmente os projectos de voleibol e do ténis de mesa federado.

No voleibol a equipa já fez praticamente uma volta a Portugal, do Algarve ao Minho, que lhe permitiu atingir o estatuto de finalista do Campeonato Nacional da 2ª Divisão em 2009 e 2010.

O Clube Atlântico da Madalena já teve alguns atletas integrado em representações internacionais a nível da selecção de Voleibol e no Ténis de Mesa.


{equipa}
{escalao}
{images}
{content}

 

< Voltar